BRASIL: DNA ÁFRICA

Documentário |  5 episódios x 52′


A escravidão representou uma ruptura para os cerca de 12,5 milhões de africanos trazidos à força para as Américas entre os séculos XVI e XIX, 46% deles para o Brasil.

O desconhecimento sobre as etnias ancestrais, locais de origem e a imposição de nomes católicos aos africanos escravizados desconectaram África e Brasil. Os afro-brasileiros são, ainda hoje, identificados como filhos e descendentes de escravos, quando, na verdade, são filhos e descendentes de africanos.

A série Brasil: DNA África se propõe a colaborar no processo de resgate da origem de parte dos brasileiros ao contar a história de cinco cidadãos comuns que se submetem a um teste de DNA e descobrem suas origens na África.

Selecionados entre 150 pessoas que fizeram o exame nos cinco estados que mais receberam africanos escravizados (Bahia, Rio de Janeiro, Maranhão, Minas Gerais e Pernambuco), o baiano Zulu Araújo, a carioca Juliana Luna, o maranhense Raimundo Garrone, o mineiro Sérgio Pererê e o pernambucano Levi Lima embarcam numa jornada de autoconhecimento ao visitar os cinco países africanos de onde seus antepassados foram trazidos como escravos para o Brasil.

Ao longo de 10 semanas de filmagens em cinco estados brasileiros e cinco países africanos, a equipe do Brasil: DNA África registrou a emoção dos personagens ao encontrarem africanos de suas etnias.

Zulu saiu de Salvador para uma pequena comunidade tikar no interior da República do Cameroun. Do Rio de Janeiro para Lagos e Ilê Ifé, Juliana cruzou o Portão do Não Retorno, o portal que os iorubanos capturados na Nigéria atravessavam antes de serem embarcados para as Américas.

Em Bissau, Raimundo vivenciou as dificuldades que os conterrâneos da Guiné-Bissau ainda enfrentam depois de séculos de colonização portuguesa. O músico Pererê identificou em Angola a musicalidade do povo Mbundu em seu trabalho artístico. Em Moçambique, Levi se reconectou ao passado ao encontrar os makuas no norte do país.

Ficha Técnica

BRASIL: DNA ÁFRICA

DURAÇÃO: 5 episódios de 52 minutos
PRODUÇÃO-EXECUTIVA: Mônica Monteiro
DIREÇÃO-GERAL E ROTEIRO: Carlos Alberto Jr.
COORDENAÇÃO-GERAL: Patrícia Monteiro
DIREÇÃO DE EPISÓDIOS: Alexandre Jordão, Fábio Brasil e Carlos Alberto Jr.
DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA: Henrique Mourão, André Miranda, Fábio Brasil e Renato Semanovschi
SOM DIRETO: Gilvan de Castro, Marcello Benedicts e Eugênio Voser

650px---dna

FacebooktwitterlinkedinFacebooktwitterlinkedin