KARINGANA – LICENÇA PARA CONTAR

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Documentário | 1 episódios – 72′


O documentário “Karingana: Licença pra contar” trata da formação e desenvolvimento da literatura em língua portuguesa no continente africano, especialmente em Angola e em Moçambique. Karinganaé uma expressão da língua tsonga, falada no sul de Moçambique. É utilizada sempre que um poeta ou contador de histórias inicia uma narrativa, como o nosso “era uma vez”. É também um pedido de licença, feito pelo narrador antes de começar a contar uma nova história.

É uma história feita de muitos encontros. Entre as oralidades e a literatura. Entre o quimbundu, o bantu, a changana e o português. Entre canções e livros brasileiros e as ideias e desejos do outro lado do oceano. Entre a força e a potência da interpretação de Maria Bethânia e as muitas palavras: brasileiras, portuguesas, angolanas, moçambicanas que criaram tantos mundos diferentes, inventados em um mesmo idioma.

FacebooktwitterlinkedinFacebooktwitterlinkedin